Voltando da minha pequena folga na praia eu pensei o quanto é bacana o fato de estarmos construindo um espaço para que possamos trocar conteúdos. Eu sei que isso parece meio frescura da minha parte, mas é verdade que eu realmente fiquei feliz com a audiência que nós estamos tendo. 

Então, para retribuir eu resolvi fazer um post importante, principalmente para o pessoal que está começando. 

Peço que os mais experientes me ajudem a completar essa lista: 


1.   Começar é o mais difícil 


Você pode entrar aqui no blog periodicamente. Resolver alguns exercícios que interessam. Inscrever-se em concursos. Até ir fazer a prova. Nada disso significa que você começou. Antes de tudo você tem que realmente querer fazer isso e ter esse objetivo. Depois você precisa começar a estudar com qualidade e estipular metas. O dia em que você começa a cumprir as metas aí sim você começou. 


2. Estudar é um processo solitário 


Eu já falei disso por aqui, mas quando se está trabalhando sozinho é muito difícil manter a disciplina nos estudos. Minha dica é contar para pessoas mais próximas o que você está fazendo: se preparando para uma prova de concurso! Isso fará com que as pessoas compreendam quando você diz que precisa estudar e ajudem. Mas o mais importante é que isso fará com que exista uma expectativa a respeito dos seus resultados, logo você vai se esforçar mais para conseguir alcança-los. 


3. Concursos são raros


Eu sei que em algumas épocas do ano existem vários concursos abertos. Mas em geral as oportunidades para arquitetos não são tantas quanto para a área de direito, por exemplo. Logo, não é bom ficar esperando o próximo edital abrir para começar a estudar! 


4. Arquitetos não costumam a ler 


Peço desculpas para aqueles que costumam a ler, mas a regra geral é que nós não lemos muito e logo, não escrevemos bem. A importância disso é que nem só de internet dá para se absorver conteúdo. Precisamos ler mais livros! E como consequência de uma boa leitura podemos escrever melhor também. Lembre-se das questões discursivas e redações, cada vez mais presentes nos concursos. 


5. Concursos locais são mais fáceis que os nacionais 


Caso você queira resultados rápidos os concursos de órgãos públicos locais, como secretarias e prefeituras são o melhor caminho. Os concursos de grandes instituições são muito mais concorridos e com provas mais elaboradas, exigem mais tempo de estudo e mais experiência. 


6. Não é a mesma coisa que vestibular 


Muitos associam a prova do vestibular com a prova de concursos, mas na minha opinião é bem diferente. No vestibular existiam várias vagas, já em um concurso é uma vaga ou no máximo duas, a pressão é bem maior. Por outro lado, o conteúdo de maior peso é arquitetura, algo que você gosta e passou pelo menos cinco anos estudando. 


7. Não é tão difícil quanto você pensa 


Eu já vi vários casos e também falo por experiência. Dedicação e estudo adequado levam a aprovação com certeza. Indico para quem está começando a ler o meu post a respeito de metodologia de estudo aqui

Espero que isso tenha motivado dar um início a essa semana com mais animação e comprometimento. 
No próximo post espero que todos tenham de fato começado!

0 comentários